sábado, 24 de setembro de 2011

Alouatta


O Alouatta é um género de primata platirrino. Estes macacos são os maiores da América do sul. Estes macacos possuem no fundo da garganta, ossos hióides que formam uma caixa óssea (espaço de ressonância) que amplia a sua voz.
O osso hióide é mais pequeno nas fêmeas do que nos machos. Esta caixa óssea engrossa o pescoço e amplia-o. O macho apresenta um pêlo vasto ao redor do pescoço, o que vai parecer ainda maior.
A forma geral do crânio e da garganta do Alouatta está modificada pelo aparelho vocal: a mandíbula inferior estende-se até ao côndilo e o crânio é mais raso e alargado. A coloração da pelagem é escura, castanha ou avermelhada, mas é diferente em cada uma das cinco espécies de Alouattas que existem.
AlouattasImagens do Alouattas
A cauda é preênsil com uma zona sem pêlo na extremidade inferior da cara. As mãos e os pés são grandes, mas como acontece em outros macacos Sul-americanos, o polegar não pode ser oposto aos dedos. Esta é a razão a qual os macacos Alouattas recolhem os objectos com os segundos e terceiros dedos.
Ambos os sexos podem alcançar um comprimento de 1 metro com a cauda incluída, mas o macho é mais pesado que a fêmea devido à modificação da sua região cervical. Os machos pesam entre 8 a 10 kg enquanto as fêmeas pesam entre os 6 e 8 kg.

Nenhum comentário:

Postar um comentário