sábado, 24 de setembro de 2011

Urso Polar

Urso-polar
O urso-polar, também conhecido como urso-branco é, pelo seu tamanho, o dono das terras do Árctico. O seu parente mais perto é o urso-pardo. As diferenças entre ambas as espécies estão determinadas pelas adaptações de cada um ao seu meio. Devido à adaptação nas zonas frias, a pelagem do urso-polar aclarou-se, sendo mais espessa e impermeável. As plantas dos seus pés estão recobertas de pêlo para poder deslocar-se sobre as superfícies geladas.
O urso-polar é um animal ágil na terra e na água. Pode nada a uma velocidade de 10 km/h e pode inclusive dormir na água.
Também é capaz de escalar zonas geladas de difícil acesso.
Geralmente é um animal solitário. Quando chega o frio ele hiberna num covil que ele próprio escava na neve. O seu alimento principal é as focas, sobretudo no Inverno Na época de Verão ele torna-se quase vegetariano.
Devido às mudanças climatéricas, esta espécie de ursos pode ser muito afectada A temperatura da zona aumenta duas vezes mais depressa do que do resto do planeta e o gelo do oceano Árctico se derrete numa média de9% a cada 10 anos. De momento existem uns 25000 exemplares em todo o mundo, dos quais entre 3000 a 5000 se encontram no Árctico Europeu.
Ao mudar o seu habitat, este urso pode adaptar-se às novas condições climatéricas, mas é uma mudança que não podemos assegurar, e alguns estudos revelam a possibilidade da sua extinção no ano de 2100.


Nenhum comentário:

Postar um comentário