sábado, 24 de setembro de 2011

Gibão

                             O Gibão faz parte dos macacos antropóides mas, ao contrário do chimpanzé, babuíno, gorila e orangotango que fazem parte do género Ponginae, o Gibão faz parte do género dos Hylobatidae, género que é partilhado com o Siamang.
A altura dos Gibões oscila entre os 40 cm e os 100 cm. O peso que pode chegar a alcançar é entre os 5 a 10 kg. O tempo médio de vida destes animais é de certa de 35 anos aproximadamente.
O Gibão vive nas florestas do sudeste da Ásia. Caracteriza-se pelos seus grandes braços com os quais balança de ramo em ramo. Adora as árvores e é muito ágil, o Gibão praticamente não é um predador. A sua pelagem vai desde do bege ao preto e os seus pêlos são compridos e oleosos. Tem uma cara preta as vezes rodeada de um círculo de pêlos brancos.
O seu modo de vida difere muito dos outros grandes macacos. O Gibão é monógamo e a domínio é partilhado entre o macho e a fêmea. O seu grupo resume-se na sua família: o par e as 3 ou 4 crias que tem. As crias desmamam a partir dos 3 anos mas ficam com os seus pais até aos 6 ou 7 anos. Os Gibões vivem sobre um território delimitado. Os Gibões dormem uns encostados aos outros sem construir ninhos.
O Gibão é bípede e desloca-se no chão sobre 2 patas com os braços no ar, ou nas árvores segurando-se pa                                                      Gibão

Nenhum comentário:

Postar um comentário