sábado, 24 de setembro de 2011

Urso Pardo


Os ursos-pardos ibéricos são os mais pequenos do mundo, pois os machos raramente passam os 180 kg e as fêmeas pesam cerca de 130-140 kg. As variações de peso nos ursos dependem em grande parte à abundância de alimento e da estação do ano. A sua pelagem varia entre o creme pálido e a cor pardo escura, mas sempre com uma cor quase preta nas patas.
O urso-pardo é um dos poucos animais capazes de se pôr em duas patas. Isto acontece em ocasiões especiais como em lutas, visto que a sua posição natural é de quatro patas. A alimentação do urso-pardo se baseia em frutos, folhas e rebentos, mas depende muito das condições do seu habitat.
Todos os movimentos que o urso realiza o fazem em função da procura de alimento. Assim, a sua hibernação vem determinada pela escassez de comida. Entre os poucos ursos que vivem em Espanha, divide-se em três zonas:
Zona ocidental, que compreende em Astúrias, Castilla león e Galiza (60 exemplares), zona cantábrico oriental (20 exemplares) e zona pirenaica (menos de 5).
Na época do cio, os machos marcam o seu território marcando as árvores com arranhadelas e esfregando-se de forma a deixar o seu odor.
Os ursos são animais solitários e apenas se juntam na altura do cio.
As fêmeas alcançam a maturidade sexual entre os 3 e os 5 anos de idade.
Ursos-pardos
Geralmente têm de uma a três crias e entre uma criação e outra passam cerca de 3 anos. Os ursos-pardos são animais polígamos. A gestação dura entre 8 a 10 semanas e as crias nascem durante a hibernação da mãe. Nascem sim pêlo, cegos, sem dentes e pesando aproximadamente meio kg.
Aos três meses de idade começam a ingerir outros alimentos para além do leite materno, até fazerem um ano.
Quando as crias têm quase 2 anos, a ursa os abandona, mas as crias ficam juntas durante mais um ano.
As principais causas que põem o urso-pardo em perigo são a destruição dos seus habitats naturais e os caçadores furtivos. Os incêndios florestais também destroem os seus ecossistemas.
Desde 1973 a espécie está protegida e a sua caça proibida em todo o território Espanhol. Em Espanha, este declarada com espécie em perigo de extinção.

Nenhum comentário:

Postar um comentário