sábado, 24 de setembro de 2011

Macaco Aranha


Os Macacos-aranha ou Ateles, são os macacos mais conhecidos e que representam os macacos da America do sul. Estes vivem nas florestas tropicais do sul do Brasil, no centro do México, no Panamá e na Bolívia.
A pelagem destes macacos varia do preto ao castanho. Vivem em grupos de certa de 20 exemplares e reagrupam-se essencialmente para procurar alimentos. Os Ateles vivem nas árvores e em apenas algumas ocasiões é que se deslocam no solo. As alturas são um bom refúgio para escapar dos seus predadores como jaguares e ocelotes.
Os Macaco-aranha são capazes de dar saltos impressionantes, podendo passar de um ramo para o outro com grandes distâncias. A sua cauda preênsil é a sua principal ajuda no sentido de equilíbrio. E também serve como uma “quinta mão”.
Frugívoros, os Ateles alimentam-se de frutas e de folhas. Antes de comer, verificam sempre se o fruto está suficientemente maduro a seu gosto. Para comprová-lo, os macacos cheiram e arrancam 1 bocado do fruto. Se o gosto não os satisfaz, eles deitam fora o alimento que fará feliz outro animal.




Macaco-aranha

Nenhum comentário:

Postar um comentário