sábado, 24 de setembro de 2011

Orangotango


O Orangotango vive nas florestas de Bornéu e de Sumatra, na Indonésia e Malásia. De resto, “Orang-Outang” significa “homem da floresta” em Indonésio. O único grande macaco Asiático, também é o único que tem uma pelagem avermelhada invés de castanho ou preto. Existem duas espécies de Orangotangos:
O Orangotango-de-Sumatra: “Pongo abelii”;
O Orangotango-de-Bornéu: “Pongo pygmaeus”;
O tamanho dos Orangotangos ronda os 140 cm nos machos e 110 cm nas fêmeas. O peso de um macho pode alcançar os 80 a 90 kg enquanto as fêmeas rondam os 30 a 40 kg de peso. Ambos têm um tempo médio de vida de 30 a 40 anos aproximadamente.
O orangotango passa pela grande maioria do seu tempo nas árvores e esse mamífero arborícola é o maior que existe. Graças aos seus sentidos, o orangotango detecta o caminho mais rápido para subir às árvores de frutos. Os seus braços são muito largos e as suas quatro “mãos” preênseis lhe permite mexer-se facilmente.
OrangotangosOrangotango
O orangotango é o mais ameaçado dos grandes macacos. O seu perigo principal é o tamanho das árvores que são destruídas a pouco e pouco no seu habitat. Também é vítima da caça furtiva e os preciosos bebés que se parecem peluches são vendidos como animais de estimação. Infelizmente, toda esta situação continua na mesma e se não pusermos um fim, os orangotangos podem desaparecer daqui a 15 anos.
Ao contrário dos chimpanzés ou dos gorilas, o Orangotango passa a maioria do seu tempo sozinho. As fêmeas possuem territórios de 2 km quadrados que se podem sobrepor com territórios de outros grupos, enquanto os machos ocupam terrenos de 8 km quadrados.
Durante a sua vida um fêmea conseguir dar à luz apenas 4 a 5 crias. A cria vive pegada à mãe durante os 3 ou 4 anos seguintes e ficará junto a ela enquanto ela não tiver outra cria.

Nenhum comentário:

Postar um comentário