sábado, 24 de setembro de 2011

Gorila


É o maior e o mais forte de todos os macacos antropóides. Não conhecemos exactamente o número exacto de espécies e subespécies de gorilas. Entre elas podemos dar a conhecer algumas:
O Gorila-do-Ocidente (“Gorilla Gorilla”) que vive no oeste da África central, em Camarões, em Gabão, no Congo e na Guiné Equatorial.
O Gorila-do-Oriente das planícies (“Gorilla beringei graueri”) é muito mais escuro que o anterior. Vive no este do Zaire, nas planícies que rodeiam o rio até às montanhas.
O Gorila-das-montanha (“Gorilla beringei beringei”) é preto e possui uma pele mais longa. Vive nos vulcões de Virunga no Zaire, Ruanda e Uganda.
O tamanho dos gorilas ronda cerca de 160 cm nos machos e 140 nas fêmeas. O peso que pode alcançar um macho pode ser até aos 200 kg, enquanto as fêmeas podem alcançar os 90 kg de peso. Ambos têm um tempo médio de vida de 30 anos aproximadamente.
Vegetariano, o gorila alimenta-se essencialmente de folhas e raízes. Especialmente terrestre, anda de quatro patas apoiando-se nas articulações dos 3 dedos do meio. O gorila vive em grupos compostos de 5 a 30 exemplares, com um chefe, umas fêmeas e os seus pequenos. O chefe do clã é um macho adulto e é reconhecível pelo seu tamanho e as suas costas prateadas.
Os gorilas vivem num território de 10 a 20 Km. Este território pode sobrepor-se com o de outro grupo. As relações entre eles são muito pacíficas. Debaixo da sua aparência bruta e o seu olhar paralisante, esconde-se um gigante de grande coração. O gorila é um animal pacífico e tranquilo.
GorilasGorila
Quando um macho alcança a maturidade, procura criar o seu próprio grupo levando fêmeas do seu grupo inicial ou procura fêmeas de outros clãs. Nesta altura podem surgir batalhas entre eles. E os recém-nascidos, considerados como um “laço” entre a fêmea e o grupo, podem ser vitimas e sofrer consequências.
Uma fêmea começa a reproduzir a partir dos 10 anos de idade. A sua cria pesa cerca de 2 kg quando nasce, a apenas a partir dos 3 anos é que começa a valer-se de si mesmo. Ainda assim, os laços com a sua mãe serão sempre muito fortes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário