sábado, 24 de setembro de 2011

Golfinho Cetáceo

O termo cetáceos tem a sua origem no latim "cetus" (grande animal marinho) e no grego "ketus" (mostro marinho).
Os cetáceos são mamíferos aquáticos que se caracterizam por uma total independência do meio terrestre. A maioria dos cetáceos Alimenta-se de peixes e cefalópedes, que perseguem ativamente e captura com os dentes. A localização das presas, tal como o reconhecimento do meio circundante, é efectuado através de um sistema de sonar. Os restantes consomem plâncton, invertebrados ou pequenos peixes que filtram na água enquanto nadam. A prefeita adaptação  á vida na água está patente na originalidade dos processos reprodutores. A cópula tem em regra curta duração, embora seja precedida por um ritual de cortejamento que pode prolonga-se por várias horas. A gestação, na maioria das espécies dura 10 a 12 meses, nascendo apenas uma cria. O aleitamento processa-se introduzindo a cria o focinho da cria numa das duas pequenas fendas que ladeiam a abertura genital de fêmea, por forma a receber o jacto de leite que é expelido através do mamilo. A cria mantém-se com a fêmea durante sete meses a um ano.
Os cetáceos são mamíferos - guegáros, constítuindo grupos que podem atingir alguns milhares de indivíduos. Sabe-se que estes mamíferos realizam longas migrações, embora os motivos dos mesmos ainda não sejam completamente compreendidos. Apesar do grande tamanho e elevado peso, os cetáceos são dotados de uma grande mobilidade. A maioria das espécies atinge grande velocidade quando nasce e executa com frequência saltos fora de água. Mergulham até grandes profundidades, podendo permanecer submersos por  longos períodos.
Estes mamíferos não desenvolveram praticamente o sentido de visão, contudo têm um ouvido muito apurado  e comunicam  através de uma vasta gama de sons, que emitem quer quando se encontram  à superfície quer quando submersos. Os cetáceos estão representados em Portugal por 25 espécies pertencentes ás sub-ordens odontocentes e misticentes.  A primeira inclui 18 espécies,  distribuídos por cinco famílias (focenídeos, delfinídeos , zifilídeos, cogídeos, e fisetenídeos), enquanto a segunda está representada por 2 famílias (balenídeos e balenoptenídeos), que compreendem 6 espécies.



                                           

Nenhum comentário:

Postar um comentário