sábado, 24 de setembro de 2011

Chimpanzé

Chimpanzé
Os chimpanzés vivem nas florestas Africanas. Existem 4 subespécies de chimpanzés. Os chimpanzés são animais muito sociáveis. Vivem em comunidades e podem alcançar até uma centena de exemplares. Todas estas comunidades estão dirigidas por um macho dominante. A posição de um membro dentro da hierarquia de um grupo depende do seu nascimento e da sua sociabilidade, particularmente no percurso das sessões de despiolhamento.
O tamanho dos chimpanzés ronda cerca de 120 cm nos machos e os 70 cm nas fêmeas. O peso que pode alcançar um macho ronda os 50 kg enquanto as fêmeas geralmente pesam cerca de 10 kg a menos, 40 kg. Ambos têm um tempo médio de vida de 40 a 50 anos.
Os machos realizam frequentemente desafios de intimidade para provar que são os mais fortes e os mais valentes. Eles eriçam os seus pêlos, colocam-se de pé e batem nos troncos das árvores arrastando ou partindo os ramos das mesmas. Os chimpanzés passam a grande parte do seu tempo a comer, descansar e no despiolhamento.
Uma fêmea dá à luz um pequeno de cada vez e este permanece dependente dela durante vários anos (até 5 ou 6 anos). O pequeno é muito sensível e o afecto ocupa uma grande parte do seu tempo. A fêmea transmite o seu saber ao pequeno (criação e utilização das ferramentas, produção do ninho, forma de comer certas plantas e os benefícios destas, …). Por imitação e repetição dos gestos da sua mãe e dos outros membros do grupo, o jovem assegura a transmissão de uma “cultura” e dos conhecimentos da sua comunidade.
Omnívoros, os chimpanzés alimentam-se essencialmente de frutos, folhas, flores e sementes. Apesar de também gostar do mel, insectos (formigas e térmitas) e inclusive carne. De vez em quando apanham pássaros e os comem. Também chegam a comer macacos pequenos, suínos e antílopes.
Os chimpanzés comunicam-se graças a 13 gritos diferentes e a um grande número de faces. Investigações mostraram que são capazes de aprender, utilizar e transmitir linguagem gestual.



Nenhum comentário:

Postar um comentário