sábado, 24 de setembro de 2011

Panda

Pandas
Os pandas são uma espécie reconhecida a nível mundial, possivelmente porque estão em perigo de extinção, entre outras coisas.
O nome do panda se dá a duas espécies da ordem dos carnívoros: o panda-vermelho e o panda-gigante, que é mais conhecido devido às suas cores branco e preto. Normalmente mede cerca de 1,80 m.
Estes pandas vivem em regiões montanhosas no este do Tibete e no sudoeste da Cinha. O panda é um animal tímido e pacífico. Tem a sua origem da China e foi descoberto no ano de 1869.
É um animal omnívoro, come talos e ervas até aves, peixes e roedores. Mas o seu alimento preferido é o bambu. As suas necessidades o obrigam a comer uns 14kg de bambu por dia, o que ocupa umas 12 horas.
Os pandas em liberdade vivem cerca de 15 anos, enquanto em cativeiro vivem até aos 30 anos. Os pandas são uma das mil espécies de animais que se encontram em perigo de extinção. Possivelmente seja a imagem do animal em extinção por excelência.
As principais causas do perigo do panda é a dificuldade para reproduzir-se quando estão em cativeiro, em parte devido à sua extrema timidez e pela destruição do seu habitat natural ao tirar-lhe milhares de hectares das florestas de bambu.
Outra causa importante do seu desaparecimento são os caçadores furtivos, que existem apesar das punições impostas pelo governo Chinês no caso de se caçar ilegalmente um panda (cadeia perpétua).


Nenhum comentário:

Postar um comentário