domingo, 30 de outubro de 2011

Avestruz

 Estomago resistente
  Habitava uma vasta área compreendida entre o oeste da Espanha, através do noroeste do Mediterrâneo, até a China. Porém há cerca de um milhão de anos o avestruz migrou para a África espalhando-se por todo o continente, onde atualmente se encontra a maior concentração da espécie. Apesar da variedade nos números pode-se afirmar que o avestruz é a maior ave existente no mundo, e juntamente com a ema americana, uma das mais antigas deste planeta.     Plínio, o Velho, um naturalista da Roma Antiga, disse que o avestruz é o mais estúpido dos animais. Observando essa ave com atenção, no entanto, nada encontraremos que justifique essa afirmação. Fala-se que o avestruz engole objetos estranhos, como latas de conservas, despertadores, pedaços de metal e assim por diante. Isso não é certo. Mas é  verdade que esse animal engole grandes quantidades de areia e cascalho, cuja função  é puramente digestiva.
  A alimentação básica do avestruz consiste em grama, sementes e também insetos e pequenos animais. Essa ave estranha compensa a incapacidade de voar com sua grande habilidade para correr. Um avestruz perseguido pode chegar a uma velocidade de 45 Km/h, com passos  de mais de 3,5 m!
  O avestruz em geral vive em pequenos grupos de um macho e algumas fêmeas.As fêmeas do grupo põem seus ovos no mesmo ninho. Os filhotes são cobertos de uma penugem bem rija. O avestruz vive bem em cativeiro. Como suas penas são muito apreciadas, há numerosas criações de avestruz . Hoje também criadas em cativeiro por sua carne, sendo comercializada para consumo, e sua pele, usadas para sapatos, bolsas, cintos etc.
 Filo: Chordata
Classe: Aves
Ordem: Strhioniformes
Família: Struthionidae

Características: 
Altura: 2 metros (média)
Peso: até 135 Kg.
Dois dedos em cada pé
Asas atrofiadas
Penugem escassas na cabeça, pescoço e pernas
Uma ninhada por ano - 10 a 12 ovos
Período de incubação: 40 a 42 dias.




 

2 comentários:

  1. o plínio não está errado. O avestruz é considerado um animal estúpido (burro) porque diante do perigo, em vez de correr, enfia a cabeça na areia deixando o corpo exposto. A própria Bíblia faz referência a estupidez do avestruz no livro de Jó.

    ResponderExcluir
  2. Desde quando, uma AVEEE que nasce dentro de um OVOOO (é claro), que não é de sua natureza beber leite, ainda sim, é considerado um mamífero??????? até onde eu sei o único mamífero que nasce de um ovo é o ornitorrinco. quero uma explicação cientifica de como o avestruz passou de ovíparo para mamífero kkkkkk. vou ali jogar um Rust ¬¬ kkkkkk

    ResponderExcluir