sábado, 1 de outubro de 2011

Porquinhos da Índia

Pêlo longo

As raças de pêlo longo não são recomendadas para donos inexperientes, uma vez que exigem muito tempo e dedicação na manutenção e higiene do pêlo. Por vezes, devido ao descuro dos donos ou simplesmente porque estes pretendem uma manutenção mais fácil, o pêlo dos porquinhos-da-índia é aparado. Frequentemente o pêlo é atado por secções para que não se suje nem fique enriçado.

Peruano – O pêlo liso e comprido cai simetricamente para os lados do corpo do porquinho, fazendo um longo risco ao meio do dorso. O pêlo cresce para a frente dos olhos e pode chegar aos 30 cm. Existe também a variedade Acetinado, em que pêlo, mantendo todas as características descritas acima, é mais sedoso e brilhante.

Silkie or Sheltie – Originalmente apelidados de Angora, os Shelties são muito similares aos Peruanos, também com pêlo longo, mas em vez que terem uma franja sobre os olhos, o pêlo cresce na direcção contrária, sobre o dorso. Com o mesmo tipo de pêlo, mas numa versão mais brilhante existe a variedade Acetinado.

Coronet – Este Porquinho-da-índia têm o pêlo longo e liso, mas apresenta um remoinho de pêlos, ou roseta, no topo da cabeça. Não tem qualquer outra roseta no corpo.

Texel – Não apenas com cabelo comprido, mas também com ele ondulado, estes porquinhos são os de mais difícil manutenção. O corpo é curto mas a cabeça é larga.

Merino – Esta raça tem o pêlo longo e encaracolado e apresenta uma roseta na cabeça.

Alpaca – Tal como o Texel, mas com o pêlo a crescer para a frente dos olhos, formando uma franja.


Pêlo Curto

Mais fáceis de manter, o pêlo destas variedades não deve exceder os 3 cm.

Inglês – Estes porquinhos-da-índia têm o pêlo curto e liso e podem ser de qualquer cor. Existe também a variedade Acetinada.

Abissínio – De ar despenteado, o Abissínio apresenta um pêlo áspero com remoinhos de pêlo, ou rosetas. O pêlo pode ser um pouco mais longo do que o normal num porquinho-da-índia de pêlo curto. As rosetas devem ser simétricas e bem definidas. O porquinho deverá ter pelo menos oito rosetas para fins de exposição, sendo dez o número desejável. Pode ter muitas cores ou apenas uma sólida. O Abissínio Acetinado é a variedade com pêlo brilhante.

Coroado – Semelhante ao Inglês, o coroado distingue-se deste por causa da roseta que apresenta na cabeça. Existem duas variedades:

  • Coroado Americano, (White Crested) onde o branco está restringido apenas à roseta, sendo o resto do corpo numa outra cor;
  • Coroado Inglês, em que a roseta é da mesma cor do pêlo do resto do corpo. Um Porquinho-da-índia com a coroa e pêlo branco denomina-se na mesma de Coroado Inglês.

Teddy – Apresenta o pêlo curto e cerdoso, dando ao porquinho-da-índia um ar despenteado. Existe também a versão Acetinada deste tipo.

Rex – Idêntico ao Teddy, mas geneticamente diferente.


Sem pêlo

Originalmente criados para fins laboratoriais, estes tipos tendem a ter sistemas imunitários mais frágeis e a sua introdução no mercado tem gerado alguma controvérsia. Os tipos sem pêlo são mais sensíveis às mudanças de temperatura e tendem a comer mais para manter a temperatura corporal.

Baldwin – Estes Porquinhos-da-índia não apresentam qualquer tipo de pêlo, apesar de nascerem com alguma pelagem, perdem-na antes de atingiram a idade adulta.

Skinny – Praticamente sem pêlo, estes Porquinhos-da-índia podem apresentar algumas regiões peludas, tais como as patas, o nariz, a cabeça ou mesmo as costas.


Cores

Unicolores – Pelagem constituída por uma cor sólida. Cores possíveis:

  • Açafrão
  • Bege
  • Branco (olhos vermelhos ou pretos)
  • Buff (Creme escuro)
  • Chocolate
  • Creme
  • Dourado (olhos vermelhos ou pretos)
  • Laranja
  • Lilás
  • Preto
  • Slate (Azul/Cinzento)
  • Vermelho


Padrões

Tartaruga – Pêlo liso com um padrão rectangular preto e vermelho. Estes blocos devem ter o mesmo tamanho. A linha divisória entre os blocos deve ser o meio das costas e da barriga. Existe ainda o padrão Tartaruga e Branco, que para além do preto e vermelho apresenta também blocos de cor branca.

Brindle – Esta pelagem é composta por duas cores, uma mais clara e outra mais escura espalhadas por todo o corpo.

Himalaia – Praticamente todo branco, o Himalaia tem contudo algumas zonas mais escuras, geralmente chocolate ou pretas, tais como os pés, as orelhas e o nariz. Os olhos são vermelhos.

Dálmata – O nome diz tudo. Este Porquinho-da-índia tem uma pelagem branca com pintas de cor escura por todo o corpo.

Holandês – Este Porquinho-da-índia é bicolor: uma cor sólida cobre todo o corpo, exceptuando uma banda branca sobre as costas e a barriga. O focinho também é escuro, mas é percorrido por uma faixa branca.

Ruão – Este padrão é composto por duas cores que se encontram uniformemente espalhadas por toda a pelagem. Perto de um pêlo escuro surge um de cor clara, e assim sucessivamente, lembrando sardas.

Agouti – Muitas vezes este padrão é confundido com o Ruão, pois o efeito é semelhante. Apesar de haver uma combinação de duas cores, é o próprio pêlo de contém as duas tonalidades.
Porquinho-da-índia: raças e cores

Nenhum comentário:

Postar um comentário