sábado, 24 de setembro de 2011

Panda Vermelho


O panda vermelho trata-se de uma espécie de urso pequena e assemelha-se um pouco a um gato ou a uma raposa devido à sua cor e características físicas, pelo que também são conhecidos por gato-de-fogo, por exemplo
Este provém essencialmente da China e podemos encontrá-los em zonas onde exista uma abundância de bambu. Ele come principalmente bambu, mas também poderá comer ovos e outros mamíferos de pequeno tamanho.
Panda vermelhoPanda vermelho
Actualmente não existem muitos exemplares. É proibida a caça destes animais contudo muitos caçadores ainda os procuram devido à sua cor exótica e raridade, daí ser uma espécie especialmente protegida.

Panda

Pandas
Os pandas são uma espécie reconhecida a nível mundial, possivelmente porque estão em perigo de extinção, entre outras coisas.
O nome do panda se dá a duas espécies da ordem dos carnívoros: o panda-vermelho e o panda-gigante, que é mais conhecido devido às suas cores branco e preto. Normalmente mede cerca de 1,80 m.
Estes pandas vivem em regiões montanhosas no este do Tibete e no sudoeste da Cinha. O panda é um animal tímido e pacífico. Tem a sua origem da China e foi descoberto no ano de 1869.
É um animal omnívoro, come talos e ervas até aves, peixes e roedores. Mas o seu alimento preferido é o bambu. As suas necessidades o obrigam a comer uns 14kg de bambu por dia, o que ocupa umas 12 horas.
Os pandas em liberdade vivem cerca de 15 anos, enquanto em cativeiro vivem até aos 30 anos. Os pandas são uma das mil espécies de animais que se encontram em perigo de extinção. Possivelmente seja a imagem do animal em extinção por excelência.
As principais causas do perigo do panda é a dificuldade para reproduzir-se quando estão em cativeiro, em parte devido à sua extrema timidez e pela destruição do seu habitat natural ao tirar-lhe milhares de hectares das florestas de bambu.
Outra causa importante do seu desaparecimento são os caçadores furtivos, que existem apesar das punições impostas pelo governo Chinês no caso de se caçar ilegalmente um panda (cadeia perpétua).


Urso-Beiçudo


rata-se de um urso Asiático que podemos encontrar principalmente na Índia, contudo existem outros países onde este animal habita, mas sempre na floresta. É o único que está dentro do género Melursus, tornando-o numa espécie muito curiosa.
Urso-beiçudoUrso-beiçudo
A cor da sua vasta pelagem varia entre o castanho e o preto, enquanto o seu peito é mais claro. É o típico urso que come mel, mas também se alimenta de plantas e carne de animais pequenos. Não é raro vê-los a comerem pássaros e os seus ovos.

Urso-de-Óculos


Esta raça apenas está atrás do panda gigante nas raças de ursos em vias de extinção. O urso-de-óculos provém do sul da América e tem uma pelagem de cor de creme . Em termos de alimentação este é quase completamente vegetariano, contudo come também alguns insectos e mamíferos pequenos tal como grande parte dos ursos.
O peso do macho é bem diferente do que do da fêmea. Enquanto os machos conseguem chegar aos 120 quilos, as fêmeas normalmente atingem metade desse peso, sendo assim fácil distinguir ambos os géneros dos ursos-de-óculos.
Urso-de-óculosUrso-de-óculos
Outra grande diferença entre um macho e uma fêmea é a sua atitude perante a presença de um humano. Os machos são muito meigos para as pessoas, enquanto as fêmeas não hesitam em atacar se acharem que as suas crias estão em perigo.

Urso Malaio


O Urso-malaio é uma das espécies de ursos que poderemos encontrar ao visitar a Ásia, mais propriamente o sudeste da Ásia. Os residentes desta área também o apelidam de urso-dos-coqueiro. A sua pelagem é de cor escura e de tamanho reduzido.
Urso-malaioUrso-malaio
É uma raça que gosta muito de subir às árvores para apanhar alimentos como frutos e até o clássico mel que sabemos que os ursos gostam. Em termos de tamanho, ele pode chegar até ao metro e meio de cumprimento.

Urso-Nandi

Trata-se de um animal cuja existência ainda não foi provada, contudo existem muitas histórias e relatos desta raça ter sido vista em África. É conhecido por vários nomes diferentes em países Africanos diferentes, contudo o nome mais popular é mesmo de urso-nandi.
Alguns caçadores afirmam que este animal é muito semelhante a um urso (daí o nome), com cerca de metro e meio de comprimento, de cor castanha e tem a capacidade subir às árvores para evitar os perigos.
Não se sabe bem se trata-se realmente de um urso ou de alguma espécie de macaco, ou até algum exemplar da antiga hiena gigante que já se encontra extinto à muito tempo. As nossas imagens desta raça são apenas ilustrativas, criadas de acordo com as características detalhadas por quem indica que já viu este animal.


Urso-Negro (não asiático)


Trata-se de um urso que pode ser encontrado no norte da América. É um animal que nada muito bem e a velocidade pode chegar aos 50 km por hora. Existem ursos-negros que conseguem chegar aos 40 anos de idade, mas é muito comum não ultrapassarem os 20.
Urso-negroUrso-negro
Em termos de tamanho, este pode chegar aos 2 metros de comprimento, enquanto seu peso ronda os 350 quilos dependendo do género. Apesar do seu aspecto, mais de metade da sua dieta é à base de vegetais. O tipo de carne que consome é normalmente de pequenos mamíferos.

Urso-Negro-Asiático


Pelo que podemos ver pelo nome do animal, trata-se de um urso proveniente da Ásia. Também o pode chamar de Himalaio ou Tibetano, pelo que nos dá uma ideia da sua distribuição geográfica do urso-negro-Asiático.
Urso-negro-asiáticoUrso-negro-asiático
É um animal conhecido por ter garras muito afiadas e a sua pelagem é escura, sendo esta mais clara no peito. Em termos de tamanho, pode ter até um metro de altura e um peso muito variável, sendo que 200 quilos é o limite (mas não absoluto).

Urso Polar

Urso-polar
O urso-polar, também conhecido como urso-branco é, pelo seu tamanho, o dono das terras do Árctico. O seu parente mais perto é o urso-pardo. As diferenças entre ambas as espécies estão determinadas pelas adaptações de cada um ao seu meio. Devido à adaptação nas zonas frias, a pelagem do urso-polar aclarou-se, sendo mais espessa e impermeável. As plantas dos seus pés estão recobertas de pêlo para poder deslocar-se sobre as superfícies geladas.
O urso-polar é um animal ágil na terra e na água. Pode nada a uma velocidade de 10 km/h e pode inclusive dormir na água.
Também é capaz de escalar zonas geladas de difícil acesso.
Geralmente é um animal solitário. Quando chega o frio ele hiberna num covil que ele próprio escava na neve. O seu alimento principal é as focas, sobretudo no Inverno Na época de Verão ele torna-se quase vegetariano.
Devido às mudanças climatéricas, esta espécie de ursos pode ser muito afectada A temperatura da zona aumenta duas vezes mais depressa do que do resto do planeta e o gelo do oceano Árctico se derrete numa média de9% a cada 10 anos. De momento existem uns 25000 exemplares em todo o mundo, dos quais entre 3000 a 5000 se encontram no Árctico Europeu.
Ao mudar o seu habitat, este urso pode adaptar-se às novas condições climatéricas, mas é uma mudança que não podemos assegurar, e alguns estudos revelam a possibilidade da sua extinção no ano de 2100.


Urso Pardo


Os ursos-pardos ibéricos são os mais pequenos do mundo, pois os machos raramente passam os 180 kg e as fêmeas pesam cerca de 130-140 kg. As variações de peso nos ursos dependem em grande parte à abundância de alimento e da estação do ano. A sua pelagem varia entre o creme pálido e a cor pardo escura, mas sempre com uma cor quase preta nas patas.
O urso-pardo é um dos poucos animais capazes de se pôr em duas patas. Isto acontece em ocasiões especiais como em lutas, visto que a sua posição natural é de quatro patas. A alimentação do urso-pardo se baseia em frutos, folhas e rebentos, mas depende muito das condições do seu habitat.
Todos os movimentos que o urso realiza o fazem em função da procura de alimento. Assim, a sua hibernação vem determinada pela escassez de comida. Entre os poucos ursos que vivem em Espanha, divide-se em três zonas:
Zona ocidental, que compreende em Astúrias, Castilla león e Galiza (60 exemplares), zona cantábrico oriental (20 exemplares) e zona pirenaica (menos de 5).
Na época do cio, os machos marcam o seu território marcando as árvores com arranhadelas e esfregando-se de forma a deixar o seu odor.
Os ursos são animais solitários e apenas se juntam na altura do cio.
As fêmeas alcançam a maturidade sexual entre os 3 e os 5 anos de idade.
Ursos-pardos
Geralmente têm de uma a três crias e entre uma criação e outra passam cerca de 3 anos. Os ursos-pardos são animais polígamos. A gestação dura entre 8 a 10 semanas e as crias nascem durante a hibernação da mãe. Nascem sim pêlo, cegos, sem dentes e pesando aproximadamente meio kg.
Aos três meses de idade começam a ingerir outros alimentos para além do leite materno, até fazerem um ano.
Quando as crias têm quase 2 anos, a ursa os abandona, mas as crias ficam juntas durante mais um ano.
As principais causas que põem o urso-pardo em perigo são a destruição dos seus habitats naturais e os caçadores furtivos. Os incêndios florestais também destroem os seus ecossistemas.
Desde 1973 a espécie está protegida e a sua caça proibida em todo o território Espanhol. Em Espanha, este declarada com espécie em perigo de extinção.

Os morcegos

Os morcegos
Os morcegos, da ordem Chiroptera, são os únicos mamíferos capazes de voar. Esta espécie tem uma ampla variedade de comportamentos. Entre eles destacamos as formas de caçar e os lugares para o fazer, sempre procurando evitar a competência. Existe os exemplares que caçam insectos em árvores e arbustos e os que caçam em céu aberto, por exemplo.
Para identificar as distintas espécies é quase necessário capturar o animal e estudá-lo tendo em conta os mínimos detalhes. Assim se estudaram as orelhas, os dentes, a forma do nariz e os órgãos sexuais para diferenciá-los melhor. As asas destes animais são extensões de pele, sujeitadas pelas suas patas inferiores como as hastes dos guarda-chuvas.
Para orientar-se utilizam a ecolocalização, método semelhante ao radar, pois o morcego emite ondas pela sua boca ou nariz, que batem nos objectos e voltam ao animal, dando-lhes informação sobre distâncias, tamanhos, etc. Para evitar a dissecação, passam o dia em covas, grutas ou paredes rochosas. Ao cair da noite saem delas para caçar.
As asas dos morcegos facilitam a perda de humidade e calor para o animal. Deste feito faz com que gastem mais energia do que outros mamíferos para manter a temperatura do seu corpo. A maioria dos morcegos Europeus se alimenta de insectos. Este alimento escasseia no Inverno, pelo que devem comer o máximo possível entre os meses de Março a Outubro, período onde têm maior actividade, para acumular a energia durante o Inverno.
Esta actividade do morcego se dá graças ao chamado torpor, que consiste em que o animal deixa de manter a sua temperatura corporal e a iguala com a temperatura ambiente. Assim se consegue transformar a energia acumulada em gordura. Os machos procuram os refúgios mais frescos possíveis para conseguir mais energia, enquanto as fêmeas procura refúgios quentes para poder iniciar a sua gestão e procriação.
Isto significa que machos e fêmeas vivem separados durante todo o período de criação. Apenas se juntam no Outono para o cio. No Inverno se produz a hibernação, que dura até à Primavera.



Alouatta


O Alouatta é um género de primata platirrino. Estes macacos são os maiores da América do sul. Estes macacos possuem no fundo da garganta, ossos hióides que formam uma caixa óssea (espaço de ressonância) que amplia a sua voz.
O osso hióide é mais pequeno nas fêmeas do que nos machos. Esta caixa óssea engrossa o pescoço e amplia-o. O macho apresenta um pêlo vasto ao redor do pescoço, o que vai parecer ainda maior.
A forma geral do crânio e da garganta do Alouatta está modificada pelo aparelho vocal: a mandíbula inferior estende-se até ao côndilo e o crânio é mais raso e alargado. A coloração da pelagem é escura, castanha ou avermelhada, mas é diferente em cada uma das cinco espécies de Alouattas que existem.
AlouattasImagens do Alouattas
A cauda é preênsil com uma zona sem pêlo na extremidade inferior da cara. As mãos e os pés são grandes, mas como acontece em outros macacos Sul-americanos, o polegar não pode ser oposto aos dedos. Esta é a razão a qual os macacos Alouattas recolhem os objectos com os segundos e terceiros dedos.
Ambos os sexos podem alcançar um comprimento de 1 metro com a cauda incluída, mas o macho é mais pesado que a fêmea devido à modificação da sua região cervical. Os machos pesam entre 8 a 10 kg enquanto as fêmeas pesam entre os 6 e 8 kg.

Babuíno Anúbis


O Babuíno Anúbis é uma das espécies de babuínos em maior número, até porque conseguimos encontrá-los em vários países Africanos. Existem zonas remotas onde também podemos encontrar exemplares dessa raça.
Tem este nome pois assemelha-se muito ao antigo deus do Egipto, Anubis. A representação deste deus era de uma cabeça de cão com focinho de babuíno. A cor da sua pelagem é uma mistura de várias cores, incluindo o amarelo e o cinzento.
Babuíno AnúbisBabuíno Anúbis
Em termos de tamanho, este pode variar entre os 60 e os 70 centímetros de altura, enquanto o seu peso varia entre os 25 e os 15 quilos dependendo do seu género.

Bonobo


Também chamada Chimpanzé pigmeu, o Bonobo foi considerado durante muito tempo com outra espécie de chimpanzé. E é o que parece, mas esta espécie ser mais esbelta e menos robusto. Os Bonobos têm a pele da cara preta. É um animal vegetariano, não o fazendo assim, caçador.
O tamanho dos Bonobos está entre os 70 e os 100 cm. O peso que um macho pode atingir ronda os 45 kg, enquanto as fêmeas geralmente pesam cerca de 15 kg a menos, 30 kg. Ambos têm um tempo médio de vida de 40 anos.
Os Bonobos vivem em grupo ao longo do rio Congo, na República Democrática do Congo. As fêmeas estão frequentemente à frentes das decisões e dominam o grupo, mas o clima dentro do mesmo é pacifico. Estes grandes macacos que ocupam uma posição importante na sociedade.
BonobosFotos do Bonobo
As fêmeas em idade de reprodução deixam o grupo para procurar uma nova comunidade. Os machos ficam e vivam toda a sua via em grupo, no seio onde nasceram.
Esta espécie de grande macaco por vezes mantém-se em pé e dá pequenos passos com as patas traseiras, tal como os humanos. Entre os “grandes macacos” os Bonobos são, sem dúvida, os que são mais parecidos connosco.

Bugio


Trata-se de um dos maiores primatas existentes e está directamente relacionado com o Alouatta. A sua altura pode chegar até aos 75 centímetros, contudo é bastante comum ver exemplares adultos com metade deste tamanho.
A pelagem do Bugio varia pelo acastanhado, podendo chegar ao castanho-escuro ou mesmo ao ruivo. Apesar de não ser uma raça em vias de extinção, existe essa possibilidade no futuro devido à destruição dos seus habitats.
BugiosFotos de Bugios
A gestação dos Bugio dura cerca de 3 meses e meio. Quando a cria nasce, esta agarra-se constantemente às coisas da mãe durante alguns meses. Apenas aos 2 anos de idade é que se torna uma raça independente da mãe.
A sua alimentação é igualmente comum comparada com as outras raças de macacos. Esta inclui folhas e frutos, como também algumas flores presentes no habitat no Bugio.

Cebus


O Cebus é um macaco do Novo Mundo (macacos originários da América que já fazem uso da cauda) e este detalhe já nos dá muitas informações sobre ele. Podemos encontrar o Cebus principalmente na América central e sul.
CebusFotos de macacos: Cebus
Têm um tamanho médio para um macaco, já que a sua altura variar entre os 55 e os 30 centímetros de comprimento, enquanto o peso varia entre os 2,5 e os 5 quilos, dependendo do género do animal. Em termos de cor da pelagem, existe um grande leque de cores, mas os jovens têm tendência a terem cores mais claras.

Chimpanzé

Chimpanzé
Os chimpanzés vivem nas florestas Africanas. Existem 4 subespécies de chimpanzés. Os chimpanzés são animais muito sociáveis. Vivem em comunidades e podem alcançar até uma centena de exemplares. Todas estas comunidades estão dirigidas por um macho dominante. A posição de um membro dentro da hierarquia de um grupo depende do seu nascimento e da sua sociabilidade, particularmente no percurso das sessões de despiolhamento.
O tamanho dos chimpanzés ronda cerca de 120 cm nos machos e os 70 cm nas fêmeas. O peso que pode alcançar um macho ronda os 50 kg enquanto as fêmeas geralmente pesam cerca de 10 kg a menos, 40 kg. Ambos têm um tempo médio de vida de 40 a 50 anos.
Os machos realizam frequentemente desafios de intimidade para provar que são os mais fortes e os mais valentes. Eles eriçam os seus pêlos, colocam-se de pé e batem nos troncos das árvores arrastando ou partindo os ramos das mesmas. Os chimpanzés passam a grande parte do seu tempo a comer, descansar e no despiolhamento.
Uma fêmea dá à luz um pequeno de cada vez e este permanece dependente dela durante vários anos (até 5 ou 6 anos). O pequeno é muito sensível e o afecto ocupa uma grande parte do seu tempo. A fêmea transmite o seu saber ao pequeno (criação e utilização das ferramentas, produção do ninho, forma de comer certas plantas e os benefícios destas, …). Por imitação e repetição dos gestos da sua mãe e dos outros membros do grupo, o jovem assegura a transmissão de uma “cultura” e dos conhecimentos da sua comunidade.
Omnívoros, os chimpanzés alimentam-se essencialmente de frutos, folhas, flores e sementes. Apesar de também gostar do mel, insectos (formigas e térmitas) e inclusive carne. De vez em quando apanham pássaros e os comem. Também chegam a comer macacos pequenos, suínos e antílopes.
Os chimpanzés comunicam-se graças a 13 gritos diferentes e a um grande número de faces. Investigações mostraram que são capazes de aprender, utilizar e transmitir linguagem gestual.



Coatá


 A sua versão mais comum é em preto, contudo existem de outras cores distintas. Segundo vários estudos, o Coatá é o macaco mais rápido e ágil das raças de macacos.
A sua capacidade de mover de ramo em ramo é simplesmente fantástica, característica que o ajuda bastante a sobreviver contra predadores comuns. Os machos normalmente colocam-se em risco durante os ataques para proteger o resto do grupo.
Foto de um CoatáCoatá
A cauda do Coatá também está bastante desenvolvida de acordo com as suas aptidões, usando tão bem esta como os seus membros aquando se encontra em movimento.

Gibão

                             O Gibão faz parte dos macacos antropóides mas, ao contrário do chimpanzé, babuíno, gorila e orangotango que fazem parte do género Ponginae, o Gibão faz parte do género dos Hylobatidae, género que é partilhado com o Siamang.
A altura dos Gibões oscila entre os 40 cm e os 100 cm. O peso que pode chegar a alcançar é entre os 5 a 10 kg. O tempo médio de vida destes animais é de certa de 35 anos aproximadamente.
O Gibão vive nas florestas do sudeste da Ásia. Caracteriza-se pelos seus grandes braços com os quais balança de ramo em ramo. Adora as árvores e é muito ágil, o Gibão praticamente não é um predador. A sua pelagem vai desde do bege ao preto e os seus pêlos são compridos e oleosos. Tem uma cara preta as vezes rodeada de um círculo de pêlos brancos.
O seu modo de vida difere muito dos outros grandes macacos. O Gibão é monógamo e a domínio é partilhado entre o macho e a fêmea. O seu grupo resume-se na sua família: o par e as 3 ou 4 crias que tem. As crias desmamam a partir dos 3 anos mas ficam com os seus pais até aos 6 ou 7 anos. Os Gibões vivem sobre um território delimitado. Os Gibões dormem uns encostados aos outros sem construir ninhos.
O Gibão é bípede e desloca-se no chão sobre 2 patas com os braços no ar, ou nas árvores segurando-se pa                                                      Gibão

Macaco Aranha


Os Macacos-aranha ou Ateles, são os macacos mais conhecidos e que representam os macacos da America do sul. Estes vivem nas florestas tropicais do sul do Brasil, no centro do México, no Panamá e na Bolívia.
A pelagem destes macacos varia do preto ao castanho. Vivem em grupos de certa de 20 exemplares e reagrupam-se essencialmente para procurar alimentos. Os Ateles vivem nas árvores e em apenas algumas ocasiões é que se deslocam no solo. As alturas são um bom refúgio para escapar dos seus predadores como jaguares e ocelotes.
Os Macaco-aranha são capazes de dar saltos impressionantes, podendo passar de um ramo para o outro com grandes distâncias. A sua cauda preênsil é a sua principal ajuda no sentido de equilíbrio. E também serve como uma “quinta mão”.
Frugívoros, os Ateles alimentam-se de frutas e de folhas. Antes de comer, verificam sempre se o fruto está suficientemente maduro a seu gosto. Para comprová-lo, os macacos cheiram e arrancam 1 bocado do fruto. Se o gosto não os satisfaz, eles deitam fora o alimento que fará feliz outro animal.




Macaco-aranha

Macaco-Barrigudo


Macaco-barrigudoO Macaco-barrigudo é um primata mais comum em cativeiro e os que estão em estado selvagem são muito poucos conhecidos. Podemos encontrar exemplares do Macaco-barrigudo nas Zonas de Colômbia, Peru, Equador e Brasil.
Estes macacos são os parentes mais próximos do Macaco-aranha ou Ateles. Mais concretamente dos “Brachyteles arachnoides”. O Macaco-barrigudo é de tamanho médio, cabeça e corpo de 40 a 55 cm e cauda de 55 a 70 cm. Os exemplares maiores pesam cerca de 10 kg. A sua pel é curta e muito densa. Os membros são compridos e a sua cabeça é bastante arredondada.
Tal como acontece com os outros macacos que encontramos no sul da América, as fossas nasais do Macaco-barrigudo estão significativamente afastadas. A cauda preênsil está sem pêlo na parte inferior da sua extremidade e a pele neste local apresenta rugas.
O Macaco-barrigudo vive na floresta Equatorial da lagoa superior da Amazónia. A espécie mais comum, o Macaco-barriguido de Humboldt apresenta uma pelagem de cor variável dependendo das regiões, indo do cinzento para o castanho claro e inclusive o preto. A cabeça é preta em algumas ocasiões e o corpo mais claro. A cara, pouco peluda, é de um tom uniforme e geralmente escuro.
A outra espécie, o Macaco-barrigudo de Hendee, é muito rara. Apenas se conhece poucos exemplares. É um primata confinado num território muito limitado na costa oriental de Andes, na região do alto Marañón. A sua pelagem é de cor de madeira escura e na extremidade da cauda encontramos uma crista amarela e uma manga bege sobre o nariz. Os Macaco-barrigudos de Hendee são os menos conhecidos de todos os macacos Sul-americanos.

Macaco-de-cheiro


É uma espécie de macaco que se vê frequentemente de dia, contudo o seu tamanho é bastante reduzido (cerca de 30 centímetros sensivelmente). Outro nome normalmente usado para denominar esta raça é de boca-preta.
Trata-me de mais uma raça do continente Americana, facilmente encontrada no Brasil. Não é uma espécie que costuma andar no solo, mas por vezes tem essa necessidade para caçar alimentos ou porque o meio envolvente a obriga a tal.
Macaco-de-cheiroImagem de um Macaco-de-cheiro
A roda alimentar do Macaco-de-cheiro é à base de frutos e insectos, mas quando acha necessário também caça pequenos vertebrados. Nos grupos da espécie é a fêmea quem domina, esta que em cada ninhada apenas lança uma cria ao mundo.

Macaco Prego


Não se trata de uma raça de macacos em específico mas sim um grupo de macacos da mesma espécie, ou seja, uma classificação para muitos tipos de macacos com alguns ou muitas semelhanças entre si. Estes provêm do continente Americano.
Têm Gaviões como predadores, mas espécies de serpentes e de águias também são predadores comuns dos macacos-pregos. A alimentação do Macaco-prego baseia-se em frutos e outros alimentos vegetarianos, contudo é normal também comerem seres vertebrados de pequeno tamanho.
Fotos de um Macaco-pregoImagens de Macacos-prego
Eles usam pedras para partirem a casca de alguns frutos como as nozes, algo que não se vê em muitas outras espécies. Também costumam usar pequenos paus para retirar as larvas das árvores, entre outros utensílios.
Esta espécie reproduz-se apenas uma vez por ano, dando ao mundo apenas uma cria. O próprio período de gestação das fêmeas já dura cerca de 6 meses, em parte devido ao tamanho e fragilidade desta raça. O peso dos exemplares adultos fica sempre entre 1 a 3 quilos.

Sagui


O sagui é uma espécie de macaco que pode ser encontrado principalmente no Brasil, mas existem outros países que dispõem destes macacos, contudo em cativeiro. Existem muitos tipos de Saguis, contudo falaremos do Sagui comum.
SaguiImagens de macacos: Sagui
É uma raça muito pequena, de tal forma que o seu próprio peso nem chega às 500 gramas. A pelagem é normalmente acinzentada, mas também pode ter cores castanhas e pretas. A cauda serve para que se possa movimentar e esta é mais comprida que o seu próprio corpo.

Gorila


É o maior e o mais forte de todos os macacos antropóides. Não conhecemos exactamente o número exacto de espécies e subespécies de gorilas. Entre elas podemos dar a conhecer algumas:
O Gorila-do-Ocidente (“Gorilla Gorilla”) que vive no oeste da África central, em Camarões, em Gabão, no Congo e na Guiné Equatorial.
O Gorila-do-Oriente das planícies (“Gorilla beringei graueri”) é muito mais escuro que o anterior. Vive no este do Zaire, nas planícies que rodeiam o rio até às montanhas.
O Gorila-das-montanha (“Gorilla beringei beringei”) é preto e possui uma pele mais longa. Vive nos vulcões de Virunga no Zaire, Ruanda e Uganda.
O tamanho dos gorilas ronda cerca de 160 cm nos machos e 140 nas fêmeas. O peso que pode alcançar um macho pode ser até aos 200 kg, enquanto as fêmeas podem alcançar os 90 kg de peso. Ambos têm um tempo médio de vida de 30 anos aproximadamente.
Vegetariano, o gorila alimenta-se essencialmente de folhas e raízes. Especialmente terrestre, anda de quatro patas apoiando-se nas articulações dos 3 dedos do meio. O gorila vive em grupos compostos de 5 a 30 exemplares, com um chefe, umas fêmeas e os seus pequenos. O chefe do clã é um macho adulto e é reconhecível pelo seu tamanho e as suas costas prateadas.
Os gorilas vivem num território de 10 a 20 Km. Este território pode sobrepor-se com o de outro grupo. As relações entre eles são muito pacíficas. Debaixo da sua aparência bruta e o seu olhar paralisante, esconde-se um gigante de grande coração. O gorila é um animal pacífico e tranquilo.
GorilasGorila
Quando um macho alcança a maturidade, procura criar o seu próprio grupo levando fêmeas do seu grupo inicial ou procura fêmeas de outros clãs. Nesta altura podem surgir batalhas entre eles. E os recém-nascidos, considerados como um “laço” entre a fêmea e o grupo, podem ser vitimas e sofrer consequências.
Uma fêmea começa a reproduzir a partir dos 10 anos de idade. A sua cria pesa cerca de 2 kg quando nasce, a apenas a partir dos 3 anos é que começa a valer-se de si mesmo. Ainda assim, os laços com a sua mãe serão sempre muito fortes.

Orangotango


O Orangotango vive nas florestas de Bornéu e de Sumatra, na Indonésia e Malásia. De resto, “Orang-Outang” significa “homem da floresta” em Indonésio. O único grande macaco Asiático, também é o único que tem uma pelagem avermelhada invés de castanho ou preto. Existem duas espécies de Orangotangos:
O Orangotango-de-Sumatra: “Pongo abelii”;
O Orangotango-de-Bornéu: “Pongo pygmaeus”;
O tamanho dos Orangotangos ronda os 140 cm nos machos e 110 cm nas fêmeas. O peso de um macho pode alcançar os 80 a 90 kg enquanto as fêmeas rondam os 30 a 40 kg de peso. Ambos têm um tempo médio de vida de 30 a 40 anos aproximadamente.
O orangotango passa pela grande maioria do seu tempo nas árvores e esse mamífero arborícola é o maior que existe. Graças aos seus sentidos, o orangotango detecta o caminho mais rápido para subir às árvores de frutos. Os seus braços são muito largos e as suas quatro “mãos” preênseis lhe permite mexer-se facilmente.
OrangotangosOrangotango
O orangotango é o mais ameaçado dos grandes macacos. O seu perigo principal é o tamanho das árvores que são destruídas a pouco e pouco no seu habitat. Também é vítima da caça furtiva e os preciosos bebés que se parecem peluches são vendidos como animais de estimação. Infelizmente, toda esta situação continua na mesma e se não pusermos um fim, os orangotangos podem desaparecer daqui a 15 anos.
Ao contrário dos chimpanzés ou dos gorilas, o Orangotango passa a maioria do seu tempo sozinho. As fêmeas possuem territórios de 2 km quadrados que se podem sobrepor com territórios de outros grupos, enquanto os machos ocupam terrenos de 8 km quadrados.
Durante a sua vida um fêmea conseguir dar à luz apenas 4 a 5 crias. A cria vive pegada à mãe durante os 3 ou 4 anos seguintes e ficará junto a ela enquanto ela não tiver outra cria.

Lobos


O seu nome científico é canis lúpus. Os lobos pertencem à família dos canídeos, dentro dos mamíferos carnívoros. Esta família também é constituída outros animais como o cão, o coiote e os chacais entre outros. As características mais distintivas destas animais são os dentes compridos que sobressaem quando abrem a boca.
Os seus cérebros estão bastante desenvolvidos comparado com o resto dos animais, pelo que geralmente os tornam mais inteligentes. São animais predadores, pelo que o seu físico está adaptado para tal. Têm dentes fortes e afiados e poderosos músculos nas suas patas. O seu comprimento é de cerca de um metro a metro e vinte centímetros. A sua altura fica entre os 60 e os 70 centímetros.
Os lobos
As fêmeas normalmente são um pouco mais pequenas do que os machos. O peso destes animais selvagens oscila entre os 30 e os 50 kg e pode chegar a viver uns 15 a 16 anos. Normalmente, existe uma relação inversa entre a temperatura ambiente e o tamanho dos animais de sangue quente, pelo que as regiões mais quentes terão animais mais pequenos do que as regiões mais frias.
Isto pode explicar o porquê das variações de tamanho que existem entre as diferentes subespécies de lobos. No total em todo o mundo estão confirmadas a existência de cerca de 32 subespécies de lobos. Estas podem ser agrupadas em 4 grupos: Lobos brancos, Lobos cinzentos, Lobos vermelhos e Lobos pardos.

Hamsters


Os hamsters são animais de certos costumes e rotinas que gostam de manter. De resto, observa-mos estes animais, o seu comportamento e actividades, é uma das principais diversões que se verifica ao ter um hamster como animais de estimação.
A sua média de vida ronda os 2-3 anos. São animais nocturnos, pois geralmente dormem durante o dia e são activos ao chegar a noite. A partir das 8-10 semanas de idade, a fêmea encontra-se desenvolvida para a reprodução. Desde desse momento, entrará no cio durante quatro dias. A gestação dura uns 15-16 dias e as crias não devem tocar-se pelo menos na sua primeira semana de vida.
Durante a gravidez, devemos evitar chatear a fêmea e alimentá-la de forma variada. Quando se aproxima o momento do nascimento, deve isolar a fêmea do resto dos hamsters.
Em relação à alimentação destes pequenos animais, existem alimentos já preparados para eles. Normalmente se trata de comida seca em forma de croquetes ou pastilhas, que proporciona ao hamster os minerais e vitaminas necessários para o seu bom desenvolvimento.
Os hamsters
Estes animais têm o costume de armazenar os alimentos para depois comê-la durante o dia em diferentes horas, pelo que devemos alimentá-los uma única vez por dia, tentando que seja sempre à mesma hora. Uma particularidade destes animais é que os seus dentes não param de crescer nunca, pelo que é necessário proporcionar madeiras adequadas para roer e assim evitar que cresçam demasiado.
Como alimento básico devemos dar-lhe comida seca. Os alimentos frescos se descompõem com facilidade e humedece a gaiola do hamster. Como guloseima, podemos dar ao nosso hamster sementes de girassol ou frutas e verduras frescas, sempre lavas e limpas, evitando as frutas ácidas como os cítricos. Também existem preparados que contêm sementes de mel que os hamsters gostam muito. Estas guloseimas podem ser dadas duas vezes por semana.

Esquilos


ertencem à ordem Rodentia, da família dos esciúridos. O seu corpo mede entre 19 e 24 centímetros e a cauda de 15 a 20. Trata-se de uma espécie não ameaçada.
O esquilo é uma espécie antiga. Foram encontrados restos fosseis entre os 20 e os 30 milhões de anos de idade. Hoje em dia, os esquilos habitam nos cinco continentes. Em Espanha podemos encontrar exemplares de duas espécies, o esquilo vermelho e o mouro. O esquilo vermelho é um animal muito sociável e simpático. É habitual ver em parques e jardins. Gosta muito da presença humana e pode aceitar alimentos das pessoas.
Quando vive nas florestas e não está acostumado às pessoas, foge ao menor ruído ou movimento. Uma vez a salvo, a sua curiosidade fará com que veja o que causou a sua fuga. Os esquilos são animais geralmente rápidos e ágeis. Isto é devidos às unhas que têm nos dedos, que permitem trepar as árvores rapidamente. Ao descer de uma árvore, sempre o fazem de cabeça para baixo. A mobilidade que tem nas suas patas da frente lhe permite segurar e descascar os alimentos com grande facilidade.
Os esquilosOs esquilos
O ninho que estes animais constroem é de muita importância. Geralmente têm mais do que um no seu território que tem por norma de 200 a 300 metros. Os machos delimitam estes territórios através de urina de outro tipo de marcas. O ninho principal é usado pela fêmea para dar à luz as suas crias e o resto para descansar, como esconderijo ou para armazenar alimentos. A água é um factor que condiciona a sua existência como espécie, pelo que necessita de viver perto de lugares com a presença contínua de água para que nunca tenham falta dela.
O esquilo é um animal activo durante todo o ano, pelo que não hiberna. Quando chegam os dias mais frios ou mais quente, ele diminui a sua actividade, escondendo-se nos seus ninhos. As primeiras horas da manhã e da tarde são as horas de mais actividade deste animal.

Elefantes


Os elefantesElefante é o nome que sempre foi conhecido o maior mamífero (terrestre) do mundo. Hoje em dia existem duas espécies diferentes de elefantes. O elefante Asiático ou Índiano e o elefante Africano. Ambas as espécies ocupam vários variados, como desertos, savanas, zonas de florestas tropicais, vales com rios, zonas montanhosas de grande altura, etc.
Os animais primitivos dos elefantes são os mamutes e os mastodontes. A tromba dos elefantes é uma adaptação do nariz e é especialmente sensível a todo o tipo de odores e sabores. É a característica física mais distinta dos elefantes. Trata-se de um músculo comprido sem quaisquer ossos.
É um órgão muito preciso que pode apanhar coisas delicadas ou pequenas sem problemas. Também utilizam a tromba para emitir sons, para tomar banhos de areia, para derrubar obstáculos, eliminar a vegetação, etc. Os banhos de areia consistem em que o elefante encha a tromba de terra muito fina e pulverizar-se com ela. Este processo não afecta a capacidade olfáctica nem a gustativa do animal.
As presas também são outra das características típicas da imagem que temos de um elefante. Estas presas que sobressaem são dentes da mandíbula superior e crescem ao longo da sua vida. Algumas presas podem chegar a medir até três metros e meio de comprimento.
A alimentação dos elefantes se baseia em talos, folhas, ervas, madeiras, etc, tudo com pouco valor energético. Por este motivo, devem mastigar grandes quantidades de alimento por dia para sobreviver. Isto pressupem um desgaste dos seus dentes. No caso do elefante, isto soluciona trocando os dentes que estão gastos por outros novos.
Assim, os primeiros dentes molares aparecem aos 14-15 anos de idade. Aos 28-30 anos, os dentes são substituídos por outros novos. Estes segundos molares duram até aos 40 anos do animal aproximadamente e dão lugar a novos até aos 60-70 anos. Nessa altura, normalmente o elefante morre por ser incapaz de mastigar toda a quantidade de alimento que requer para sobreviver.
Os chamados elefantes brancos, ou melhor, os de cor clara ou manchados de claro, são exemplares muito raros.

Coelhos


Os coelhosO que mais se sabe dos coelhos é que se reproduzem facilmente e rapidamente. O que a maioria não conhece são as excelentes relações que têm com o ser humanos. Em países como os EUA, Grã-Bretanha e Dinamarca são os animais mais populares como animais de estimação. São animais muito sociáveis e agradáveis e adaptam-se a toda as circunstancias e é fácil de conviver com eles.
Têm algumas vantagens comparando com os outros animais domésticos. Por exemplo, não necessitam de sair para passear como os cães, nem são independentes com os gatos. Podem ser acariciados e são animais carinhosos. São inteligentes e têm muita capacidade de aprendizagem.
Como qualquer animal que tenhamos em casa, eles necessitam de um lugar próprio onde se sentem protegidos e tranquilos. Não devem estar soltos constantemente na casa para evitar que não estrague nada, como também acaba por fazer as suas necessidades por toda a casa. Por isso é importante delimitar as zonas para fazer as suas necessidades e para brincar, evitando riscos como cabos eléctricos e outros.
Para que o nosso coelho tenha o seu lugar, podemos escolher entre gaiolas a casinha de madeira. O seu tamanho dependerá em grande parte do tamanho do coelho que lá vai viver.
Necessitam de uma boa ventilação e como se adaptam bem às temperaturas baixas, podem ficar no exterior da casa.
No Verão é recomendável que estejam à sombra e num local bem ventilado pois ele não tolera muito bem o calor. Se o nosso coelho tem o costume de morder, podemos utilizar um spray nas zonas da casa que não queremos que o coelho tenha acesso. Esse spray pode ser comprado nas lojas de animais.
Para a alimentação do coelho, geralmente utilizam-se alimentos preparados por veterinários. São geralmente de boa qualidade e de preço acessível. Normalmente contêm todas as substâncias necessárias para uma dieta equilibrada. Portanto, se queremos dar alguma verdura como alface ou cenouras, pode ser como recompensa, mas não é necessário como suplemento ao seu alimento.


Orcas


Sempre se pensou que as orcas eram uma espécie de baleia, mas na realidade, as orcas são os maiores exemplares de golfinhos que existem.
As orcas são de cor preta no dorso e branco no ventre.
A sua barbatana dorsal parece um triangulo e pode medir até quase dois metros de altura. São muito boas adadoras, nadam até aos 55 km/h e viajam normalmente em grupos, guiados por um macho que se torna o líder da manada.
Os machos podem alcançar os dez metros de comprimento. A sua presa favorita é o atum. O nome pelo é que conhecida é “baleia assassina”, principalmente porque é mais agressiva caçando do que outras espécies de golfinhos. Apesar da sua má reputação, as orcas não podem ser catalogados como animais predadores dos humanos pois nunca atacaram o homem.

Normalmente, esta classe de golfinhos alimenta-se principalmente de peixes, moluscos, gaivotas, pinguins, focas, lontras do mar, etc.
As orcas geralmente têm uma vida mais longa do que o resto das espécies de golfinhos. Enquanto os golfinhos em geral vivem cerca de 40 a 60 anos, as orcas podem viver até aos 100 anos.